quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto Diferenças textuais em diferentes mídias

Tema:
Diferenças textuais em diferentes mídias.
Série:
Ensino fundamental e ensino médio.
Duração:
8 períodos.
Mídias utilizadas:
Revista, internet (blog).
Disciplinas envolvidas:
Língua portuguesa, história.
Objetivos:
- Analisar diversas linguagens utilizadas nas revistas e a transposição para o meio online.
- Perceber a importância de se produzir com foco no público-alvo e mídia a ser utilizada.
- Perceber que, apesar das diferenças, estão trabalhando com textos e devem ter o mesmo cuidado na hora de escrever uma carta ou um e-mail.
- Motivar os alunos a produzirem materias de sua própria autoria.
Justificativa:
A intensidade do uso da tecnologia, do computador, e da internet fizeram com que surgissem novos gêneros textuais característicos deste suporte. Os novos gêneros não são novas formas absolutas, mas uma transmutação de outros gêneros já existentes. A linguagem dos novos gêneros torna-se cada vez mais carregado de gírias, sons, imagens e formas em movimento. A mídia tornou-se o principal veículo de transmissão de informação, neste caso é considerada um importante coadjuvante na pesquisa e desenvolvimento dos assuntos tratados pelos alunos.
Metodologia:
1º passo:
            A turma conhecerá um pouco da evolução da escrita e de seu funcionamento.
2º passo:
            O professor apresentara diversas revistas com diferentes conteúdos para que os alunos leiam e analisem criticamente. Em grupos, escolherão uma revista para fazer a adequação da linguagem.
3º passo:
            Os alunos devem escolher uma das matérias da revista selecionada e farão a adequação para o meio online. Mas, antes, os mesmos conhecerão o que é um blog e suas funcionalidades.
4º passo:
            Os grupos lerão as matérias escritas pelos outros grupos e farão uma análise crítica.
5º passo:
            Cada grupo fara a criação de um blog e irão desenvolver assuntos voltados às necessidades da escola, alunos e comunidade.
Resultados esperados:
            Espera-se que os alunos percebam as diferenças nas formas de se comunicar e escrever nas diferentes mídias e que com a criação do blog, percebam a importância que os mesmos desempenham na transformação da realidade de sua escola e comunidade.

BIBLIOGRAFIA:

MARCUSCHI, L. Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva et al. Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002: 19‐36.

PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5432. Acesso em 25 de outubro de 2011.

 PROJETO GÊNEROS TEXTUAIS. Disponívem em:
http://blig.ig.com.br/cesarmartins/2009/07/05/projeto-generos-textuais/. Acesso em 25 de outubro de 2011.

Um comentário:

  1. Olá Ana Paula!
    Visitei seu blog e achei o mesmo muito interessante, as curiosidades, os textos e de forma especial o projeto que você disponibiliza neste espaço. Parabéns!
    Abraços.

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