sábado, 29 de outubro de 2011

Tiras



1. Leia a tirinha de Mafalda e responda:
a) Levante hipótese: Por que Mafalda sabia que o palavrão era "política"


b)Qual a intenção da tira ao relacionar a palavra política com palavrão?

c) Qual é a função sintática da expressão: "aquele palavrão", no segundo quadrinho?


d)O que provoca o humor no último quadrinho?

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ler por prazer no ritmo do cordel

         Caro professor, se você nunca pensou em apresentar literatura de cordel aos seus alunos, por considerá-la pobre ou popular demais, saiba que esta cometendo um erro. Porque esse gênero literário é riquíssimo tanto na forma quanto no conteúdo. O que faz da poesia de cordel um instrumento capaz de estimular o hábito da leitura são características que costumam encantar as crianças e adolescentes, entre elas a musicalidade das rimas, a temática, que geralmente remete à cultura nordestina, e as metáforas, que abrem caminho para boas discussões. Então por que não não usar o cordel para ampliar o repertório e vocabulário de seus alunos?

Curiosidade sobre a reforma ortográfica

         A reforma ortográfica passou por diversas modificações, fonética, tudo para acompanhar e melhorar a comunicação oral e escrita praticada pela sociedade. Um dos motivos da reforma ortográfica é a unificação da norma da língua portuguesa entre os países lusófonos (praticantes do idioma Português), para que haja uma aproximação entre eles. Conforme o decreto lei nr. 6583 de 29/09/2008 podemos citar algumas vantagens: - supressão do trema e de alguns acentos que ninguém sabia que existia; - supressão das letras que são sempre mudas (actual, acção, baptismo e óptimo); - inclusão das letras K, Y e W no alfabeto brasileiro, dentre outras.
         A reforma entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2009 de acordo com o decreto lei mencionado acima, e até 2012 valem as duas formas de escrever, tanto a antiga, como a nova. Por isso vale ressaltar a importância e atenção nas provas de concursos, vestibulares e afins.
         Com esta possível unificação entre os países de origem lusófona, haveria inúmeras vantagens culturais, econômicas e sociológicas; atendendo a evolução da sociedade em um mundo globalizado.

Nova reforma ortográfica

Este vídeo é muito bom para quem, ainda, não se atualizou na reforma ortográfica.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dicas de leitura

  O medo e a ternura

Obra do escritor Pedro Bandeira. Leitura voltada para ensino médio
Duas  meninas com nomes iguais, coincidência que pode provocar a maior confusão e transformar a vida de uma delas num pesadelo. O que difere uma da outra é a classe econômica, visto que uma é filha de um importante milionário; a outra, uma adolescente que trabalha para ajudar a família. Uma quadrilha planeja sequestrar a filha do milionário e exigir um grande resgate, mas acaba levando a outra de família humilde. O que acontecerá com a menina presa em cativeiro? Como os bandidos reagirão ao saber que sequestraram a menina errada?

Amor impossível, possível amor

 Obra do escritor Pedro Bandeira. Leitura voltada ao ensino fundamental
Fernanda passa por muitas mudanças, desde o afastamento da melhor amiga e de sua paixão até uma doença grave descoberta no pai, fato que ocasiona uma mudança significativa no seu rendimento escolar. Bruno, no intuito de ajudar a menina, passa a dar-lhe aulas particulares.... Não deixem de ler é uma história emocionante.

Pedro e lua
 Obra do escritor Odilon Moraes. Leitura voltada para alunos de 1º a 4º anos do ensino fundamental.
Texto e ilustração se aliam harmoniosamente para relatar a amizade de Pedro e da tartaruga Lula. O menino Pedro é fascinado pelos mistérios da noite e das estrelas e fica encantado quando descobre nos livros que a lua que ilumina é um satélite feito de pedra e que o seu próprio nome significa "o de pedra". A magia desta história já começa na capa do livro, que brilha no escuro.



Projeto Diferenças textuais em diferentes mídias

Tema:
Diferenças textuais em diferentes mídias.
Série:
Ensino fundamental e ensino médio.
Duração:
8 períodos.
Mídias utilizadas:
Revista, internet (blog).
Disciplinas envolvidas:
Língua portuguesa, história.
Objetivos:
- Analisar diversas linguagens utilizadas nas revistas e a transposição para o meio online.
- Perceber a importância de se produzir com foco no público-alvo e mídia a ser utilizada.
- Perceber que, apesar das diferenças, estão trabalhando com textos e devem ter o mesmo cuidado na hora de escrever uma carta ou um e-mail.
- Motivar os alunos a produzirem materias de sua própria autoria.
Justificativa:
A intensidade do uso da tecnologia, do computador, e da internet fizeram com que surgissem novos gêneros textuais característicos deste suporte. Os novos gêneros não são novas formas absolutas, mas uma transmutação de outros gêneros já existentes. A linguagem dos novos gêneros torna-se cada vez mais carregado de gírias, sons, imagens e formas em movimento. A mídia tornou-se o principal veículo de transmissão de informação, neste caso é considerada um importante coadjuvante na pesquisa e desenvolvimento dos assuntos tratados pelos alunos.
Metodologia:
1º passo:
            A turma conhecerá um pouco da evolução da escrita e de seu funcionamento.
2º passo:
            O professor apresentara diversas revistas com diferentes conteúdos para que os alunos leiam e analisem criticamente. Em grupos, escolherão uma revista para fazer a adequação da linguagem.
3º passo:
            Os alunos devem escolher uma das matérias da revista selecionada e farão a adequação para o meio online. Mas, antes, os mesmos conhecerão o que é um blog e suas funcionalidades.
4º passo:
            Os grupos lerão as matérias escritas pelos outros grupos e farão uma análise crítica.
5º passo:
            Cada grupo fara a criação de um blog e irão desenvolver assuntos voltados às necessidades da escola, alunos e comunidade.
Resultados esperados:
            Espera-se que os alunos percebam as diferenças nas formas de se comunicar e escrever nas diferentes mídias e que com a criação do blog, percebam a importância que os mesmos desempenham na transformação da realidade de sua escola e comunidade.

BIBLIOGRAFIA:

MARCUSCHI, L. Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva et al. Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002: 19‐36.

PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5432. Acesso em 25 de outubro de 2011.

 PROJETO GÊNEROS TEXTUAIS. Disponívem em:
http://blig.ig.com.br/cesarmartins/2009/07/05/projeto-generos-textuais/. Acesso em 25 de outubro de 2011.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Desafio: Interpretação do texto


EXPORTADOR DE CHICLETES

      O brasileiro esta calmamente tomando café da manhã no hotel, quando chega um americano típico, mascando chicletes, que se senta ao lado e começa a puxar conversa.
      - Você como esse pão inteirinho:
      O brasileiro, de mau humor, responde lacônico:
      - Claro.
      - Nós não. Nós comemos só o miolo. A casca nós vamos juntando num contêiner; depois processamos, transformamos em croissant e vendemos para o Brasil.
      O brasileiro houve calado, enquanto o americano insiste:
      - Você como esta geleia com pão?
      - Claro.
      - Nós não. Nós comemos frutas frescas no café da manhã; jogamos todas as cascas, sementes e bagaços em contêineres, depois processamos, transformamos em geleia e vendemos para o Brasil.
      - E o que vocês fazem com as camisinhas depois de usadas? Pergunta o brasileiro.
      - Jogamos fora, claro. Responde o americano.
      -Nós não. Vamos guardando tudo em contêineres, processamos, transformamos em chiclete e exportamos para os Estados Unidos.


Responda:
1-Qual a intenção do americano ao “puxar” conversa com o brasileiro?
2-Qual foi à intenção do autor ao colocar um americano conversando com o brasileiro e não um italiano, espanhol etc?
3-Existe algum tipo de preconceito no texto? Explique.
4-Qual a intenção do americano ao dizer que eles comem o miolo do pão e frutas secas no café da manhã, enquanto os brasileiros comem croissant feito de casca de pão e geléia feita de bagaço, casca, sementes de frutas?
5-Por que há o uso de sinais gráficos como o travessão?
A partir deste texto pode-se fazer uma boa aula de discurso direto e discurso

A importância da leitura

fonte: www.youtube.com.br